Amor eu tenho um plano. Liberte-se!

COMO COMPRAR 65 AÇÕES COM O PREÇO DE 1

COMO COMPRAR 65 AÇÕES COM O PREÇO DE 1

Imagine que existisse uma ação que você pudesse comprar e que levasse junto no pacote mais de 65 de uma vez só! Será que isto existe?

Siiiiim!!!

 

 

As ETF de Ações, chamados também de Exchange Traded Fund (ETF), são fundos negociados na Bolsa de Valores que representam um grupo de pessoas que desejam aplicar em uma carteira de ações com uma intenção definida desde o início.

 

Esta intenção definida geralmente é seguir um índice de ações.

 

Os índices de ações permitem ao investidor avaliar como um grupo específico de ações se comportou em relação a um outro grupo ou à sua própria carteira de ações.

 

Isso porque os índices de ações são calculados a partir de uma carteira teórica de ações, criada apenas para medir o desempenho desses ativos.

 

Em resumo eles reúnem o melhor de dois mundos: a facilidade de compra e venda de uma ação com a diversificação de um Fundo de Investimento.

 

Vamos falar a respeito de 3 benefícios que os ETFs têm em relação a ações individuais:

 

1. Diversificação

 

Problema das Ações Individuais: Uma carteira bem diversificada possui cerca de 10 ações, no mínimo, em setores distintos para começar a estar diversificado.

 

Caso você tenha um número menor de ações que isso em seu portfólio você estará sujeito a um risco específico de um setor (como o petróleo e gás) ou uma ação individual (como a Petrobrás).

 

A Solução dos Fundos de Índice: Através dos Fundos de Índice você investe em todas as ações que compõem o índice através de um único produto.

 

No caso do BOVA11, que segue o Ibovespa, você investe em 67 ações de uma vez só.

 

Deste modo, a probabilidade de perdas devido a um acontecimento em um setor específico ou uma notícia específica em relação a uma ação caem consideravelmente.

 

2. Baixo custo de corretagem e taxas de administração

 

Os Fundos de Índice contém uma taxa de administração.

 

Entretanto, elas são muito pequenas (PIBB11: 0,059% | BOVA11: 0,54% | SMAL11: 0,69%) e já é descontada diretamente do valor da cota do fundo.

 

Se você comparar com o mercado de fundos de investimento, essas taxas são consideravelmente menores que a maioria dos fundos ativos, que tentam superar o índice, geralmente o IBOVESPA.

 

3. Fácil Acesso

 

Ponto Fraco das Ações Individuais: Ao investir em 10 ações individuais o investidor terá de pagar corretagem de cada operação para realizar a compra destas ações. E mais 10, novamente, se decidir vendê-las.

 

Ponto forte dos Fundos de Índice: Compre todas as ações do índice pagando apenas uma única corretagem. O BOVA11, por exemplo, permite que o investidor compre todas as ações do Ibovespa, as 67 ações, e pague apenas uma corretagem.

 

É importante citar também que o lote de negociações para os ETFs é de 10 enquanto nas ações individuais você negocia o lote de 100.

 

O menor lote, embora não reduza diretamente os custos, facilita a negociação.

 

Reduzir custos deveria ser uma das prioridades do investidor. O Impacto dos custos nos Investimentos é relevante e merece a devida atenção.

 

E o imposto de Renda como funciona?

 

 

Infelizmente a tributação dos ETFs difere das ações em 3 aspectos básicos:

 

1. Não tem dividendos;

 

2. Não tem juros sobre capital próprio;

 

3. Não tem a isenção na venda de até R$ 20.000 por mês.

 

Os Ganhos de Capital (Lucro pela compra e venda) na venda das ações são tributados à alíquota de 15%.

 

Não entram na isenção de Imposto de Renda para venda de ações de até R$ 20.000 por mês.

 

Os Day-Trades (operações de quantidades iniciadas e encerradas no mesmo dia e na mesma corretora) são contabilizados à parte, de maneira semelhante às ações os ganhos são tributados à alíquota de 20%.

 

Para investidores iniciantes, pessoas que não tem tempo de acompanhar o mercado ou não querem estudar profundamente técnicas de análise os ETFs são uma boa indicação para conseguir surfar o sobe e desce sem estar exposto a um setor ou empresa específica.

 

O que achou de tudo isso? Bora testar?

 

Nossa proposta com o Amor eu Tenho um Plano é te ensinar a fazer exatamente o que a gente fez: aprender a ganhar mais, administrar seu dinheiro gastando melhor e investindo bem. 

 

Você pode acompanhar nossos canais no INSTAGRAM || FACEBOOK || YOUTUBE para saber mais dicas sobre de investimento e renda extra.

 

Se você gostou desse artigo, quer saber mais sobre ETFs, nós preparamos uma aula e um material que é um GUIA ATUALIZADO DAS PRINCIPAIS ETFs DE AÇÕES. Esse guia está supercompleto, com as principais ETFs nacionais, internacionais e de dividendos. Um PRESENTE para quem quer investir.

 

Como sempre pessoal, criamos essa aula e esse material com amor e ele é DE-GRA-ÇA!

 

É só clicar aqui embaixo:

 

 

Vem com a gente… Nós temos um plano massa! =)

 

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Compare
Wishlist 0
Open Wishlist Page Continue Shopping